16 de set de 2012

Grupos que marcaram: Loft


Que tal uma nova série de posts no blog? "Grupos que marcaram" falará dos... grupos que marcaram, hehe.
Eu destacarei os grupos e as minhas favoritas por eles lançadas.

Começando com o alemão Loft que, numa tradução mais livre do inglês, quer dizer "sótão". Mas é claro que não era essa intensão dos irmãos jamaicanos Richard e Courtney Williams ao criar o grupo em 1993. Não parece, mas o correto seria L.O.F.T., uma sigla para "Live Our Fathers' Teachings", algo como "viva o que o papai nos ensinou".
Essa frase se tornou uma faixa do CDS de "Love Is Magic" em 1994 com o título "L.ive O.ur F.athers' T.eachings", visivelmente uma explicação para o nome do grupo.

Como eu disse o grupo é alemão, mas os irmãos que o criaram são de Kingston, na Jamaica.
O primeiro single foi "Summer Summer". Esse devo confessar que nunca ouvi, mas nada que uma rápida pesquisa no YouTube não resolva. Você confere o clipe no vídeo abaixo, um som house downtempo com a cara de "Coco Jambo" do Mr. President, e claro, lembrando muito bem um reggae da Jamaica:


A seguir, no mesmo ano, o grupo lançou a bombástica "Hold On", com ninguem menos que Kim Sanders no vocal. É dispensável dizer, mas direi: todos devem conhecê-la (a Kim) da ótima "Tell Me That You Want Me" do mesmo ano. Kim tambem esteve no Culture Beat e Captain Hollywoood Project (Impossible), mas voltemos a single em questão.

'Hold On' é conhecídissima mundialmente entre os amantes de Eurodance. Muitos, inclusive eu, achavam que ela copia o teclado de "Close To You" do Fun Factory, quando na verdade é o contrário.
Mate a saudade com o clipe abaixo com uma das top dos anos 90. Respect Maximum!


Temos "Wake The World" a seguir em 1994. Já de cara percebemos a semelhança do teclado e BPM com "Groove Me" do.... Fun Factory (que viria apenas no ano seguinte).
Olha a faixa aí:


No mesmo ano da anterior temos "Love Is Magic". Aah, a magia da Dance Music Anos 90... Trocadilhos à parte, essa é a minha favorita do Loft. Trata-se de um Euro House bem consistente, bem 1994 mesmo. Não muito diferente dos sons da época, mas tinha lá seu charme único e contagiante. Aliás até hoje eu me arrepio ao ouvi-lo.
Sobe o som e confira:


Pulando para 1996, veio "Mallorca". Não está claro na letra, mas eu imagino que se refira à uma ilha da Espanha.
'Mallorca' foi hit tambem, é muito energégitica e super para cima.
Confira no vídeo:


Bom, gente, é isso. Sei que o Loft deve ter marcado muita gente ao redor do globo. Fica ai a minha homenagem à eles. Desculpa se eu deixei de fora a faixa favorita de alguém.

Confira também outro grupo que marcou: Magic Affair

Para sempre Eurodance!